11 de janeiro de 2012

Viva o verão - parte II

Este janeiro é um mês de temperaturas atípicas no Rio de Janeiro. Enquanto no ano passado o calor derretia os cariocas desde as primeiras horas da manhã, em 2012 a chuva e os dias nublados têm se evidenciado nessas primeiras semanas. Só que os termômetros marcam 28°C, 30ºC, 31°C. Vamos combinar que isso é alto, só que as famosas frentes frias têm amenizado o calor. Mas ainda está calor. Só que há muito carioca que não entende isso. Cariocas queridos, não é porque o Sol não está fritando ovo no asfalto que significa que está frio. Estamos sim no verão, mas com temperatura de primavera (ainda bem, ninguém merece sair do banho já suando). E para que esse papo todo?  Para contar mais um causo dentro do coletivo.

Outro dia, no ônibus, em um desses dias nublados, sentei ao lado de uma moça que estava com a janela aberta. Sabe quando você entra no coletivo e escolhe o lugar porque tem mais vento ou porque sabe que não ficará "imprensado" no banco? Pois então, eu escolhi o lugar. Era um dia quente, apenas nublado. E qualquer bicho do mato sabe que, quando o ônibus se movimenta, se a janela estiver aberta, entrará um ventinho.

A criatura decidiu fechar a janela por causa do vento. Só que todas as outras janelas do ônibus também estavam fechadas. Resultado: busão abafado. Mas, quando você pensa que nada pode piorar, Murphy dá um jeitinho. A tal moça do meu lado, que estava com frio e me deixou com calor, estava CHEIA de creme no cabelo e o cheiro de Kolene impestiou o ar que eu respirava.

Acha que é só isso? Não, tem mais. A senhora a minha frente estava com um perfume doce que me deixou com náuseas. Aproveito para dar uma dica: não dá para tomar banho de perfume no verão, porque o cheiro fica mais forte, minha gente! Vamos maneirar.

No fim das contas tive que ficar no meu lugar, sofrendo com o calor e meu nariz sofrendo com odores diversos, porque a meleca do busão estava cheio. Mas aprendi que:

- não sento mais ao lado de pessoas que possam ter usado Kolene
- carioca não sabe distinguir temperatura agradável de frio
- devo evitar ficar perto de peruas, que possam ter tomado banho de perfume.

Nenhum comentário: